Window
― Projeto em
Vídeo Instalação




CONCEITO CRIATIVO
PRODUÇÃO
MONTAGEM

Agradecimentos Daniela Bousso & Nicolau Centola


Comissionado
JAN 2013
Representar através de uma janela física, apropriando-se das limitações do ambiente, por meio de seis vídeos sob a ótica de oito olhares distintos. Cada vídeo terá cerca de um a dois minutos, totalizando o conjunto da obra com um único vídeo de três minutos de duração. As imagens de cada vídeo serão captadas por um dispositivo móvel, estabelecido como linguagem por seu aspecto estético e de simples transporte/manuseio. A ideia de apropriar-se de uma janela física e agregar valor as limitações encontradas no ambiente parte da capacidade de resignificar uma estética aparentemente consolidada, atribuindo novos valores ao espaço. Nesse sentido, teríamos uma janela adaptável e itinerante, qualquer ambiente com uma janela poderia se apropriar da vídeo instalação, tornando a instalação efêmera, adaptável e não tolhido a uma condição espacial restrita.

















― Conceito poético: cotidiano, introspecção, interpretação, fragmento, memória, janela, individual / privado / compartilhado, espaço público / coletividade















― O conceito de janela traça uma relação simbólica com a porta


"Ambos são vazios projetados nos planos de parede, porém a janela difere por não ser propriamente um vão de acesso e é nesta diferença que reside o caráter específico de ambos. Enquanto a porta delimita um ponto de acesso do corpo para o exterior, a janela forma um vazio acessível apenas pelos sentidos, relativizando a dinâmica entre interioridade e exterioridade. A janela renascentista, além dos elementos físicos de delimitação do vão, inclui uma relação do sujeito com o edifício: o Homem que habita a casa é colocado no centro da problemática. O homem que habita e que observa. É no início da modernidade que se traçam as bases desta relação que vai culminar na janela contemporânea."







In       Pt       Ig       Sy